SERRA DO CIPÓ
SERRA DO CIPÓ

 

CONHEÇA A SERRA DO CIPÓ

 

TURÍSMO

     A Serra do Cipó está localizada no estado de Minas Gerais, apenas 98 km da capital mineira. O principal acesso é através da Rodovia MG 10, passando por Lagoa Santa e São José do Almeida. Além de ser um dos mais belos cenários de Minas Gerais, a Serra do Cipó é considerada uma das maiores áreas de biodiversidade do planeta. Entre seus vales, grutas, rios e campos, a Serra guarda um importante patrimônio natural, devido ao endemismo de sua flora e fauna. Além da natureza pródiga, sítios arqueológicos revelam vestígios de comunidades primitivas que deixaram  registros nas paredes de diversos paredões e cavernas, sendo protegidos por lei e fiscalizados pelo IBAMA e IEF. O visitante pode também aproveitar as festas tradicionais da comunidade, eventos culturais como o candombe, folia de reis, festival de outono, entre outros. Visitar a Serra do Cipó é realizar uma viagem surpreendente, seja pra descanso, lazer ou prática de atividades de eco esporte.

   O Distrito Serra do Cipó, antigo Distrito de Cardeal Mota, é o importante polo receptivo da região da Serra, ali se concentram os principais serviços de agências, hotéis e pousadas, lojas comerciais, bares, restaurantes, supermercados, etc. Localizado a 98 km de Belo Horizonte o distrito, pertence ao município de Santana do Riacho. 

PARQUE NACIONAL

   O Parque Nacional da Serra do Cipó com seus 33.800 ha, é um dos mais estruturados do país e um dos principais atrativos da região, devido a seus inúmeros e preservados atrativos. Cobra-se ingresso, tem horário de visitação e devido ao relevo acidentado,  a maioria dos atrativos é distante e somente pode ser visitado com a contratação de um guia especializado local.Somando à beleza paisagística da região, estão várias cachoeiras, piscinas e poços naturais de águas cristalinas, provenientes de inúmeras nascentes. Os destaques ficam para as CACHOEIRAS CONGONHAS, FAROFA, GAVIÃO e ANDORINHAS e CANYON das BANDEIRINHAS, CONFIS e do TAVESSÃO e do seu entorno destaca-se as CACHOEIRAS da SERRA MORENA, da CAVERNA, CAPIVARA e a TABULEIROS, a mais alta de Minas e a terceira mais alta do Brasil.

 

          

              ANDORINHA                            DA CAPIVARA                                 CONGONHAS

          

              DA CAVERNA                              DE BAIXO                                     DA FAROFA

           

                GRANDE                                   DO GAVIÃO                                   TABULEIRO  

           

            SERRA MORENA                       SERRA MORENA II                             VEU DA NOIVA      

           

          PEDRA DO ELEFANTE              TRILHA DOS ESCRAVOS                          JUQUINHA

  

CLIMA E TEMPERATURA

    O clima na região da Serra é muito agradável, com verões frescos e estação seca bem definida. As temperaturas médias anuais ficam em torno de 23ºC, oscilando entre a mínima de 10ºC e a máxima de 33ºC. A vegetação é extremamente diversa. O grau de endemismo é um dos maiores do mundo e abriga a mais extraordinária mostra de campos rupestres do Brasil. 

 FAUNA

   A fauna também é muito vasta, porém, pouco conhecida. Possui alto grau de endemismo com destaque para os insetos e anfíbios. A região abriga também várias espécies ameaçadas de extinção como: lobo-guará, cachorro-do-mato-vinagre, tamanduá-bandeira, veado-campeiro, onça-parda e gato-maracajá, saguis, jaguatiricas, lobos-guará, sanhaços, sapo-de-pijama, rã diurna e o raro João Cipó. A maioria das espécies são noturnas, o que limita a observação de várias espécies, porém há oportunidade de ver durante o dia, saguis, aves de rapina como o carcará, tucanos, periquitos, teiús, seriemas, capivaras e calangos.

 FOLCLORES

     A região também é rica em manifestações culturais, possui um calendário de eventos diversificado com atrações como: Candombe, Congada, Boi da Manta; Folia de Reis; as Festas do Divino, de Santa Terezinha, de Nossa Senhora do Rosário, festa junina e de São Benedito. O jubileu em Conceição do Mato Dentro atrai milhares de romeiros e foliões.

 ECO TURISMO MINEIRO

     Consolidada como um grande destino turístico mineiro, a Serra do Cipó oferece várias opções de lazer com destaque para, vôo panorâmico e paraquedismo, canoagem, escalada, ciclo turismo, trekking, turismo eco cultural, eco treinamento, turismo pedagógico, observação de pássaros, safári fotográfico, cavalgadas, passeios de caiaque e circuitos de aventura com cabo aéreo, salto-livre, tirolesa e rapel. 

    O Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó foi o primeiro certificado oficialmente pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais em 28 de junho de 2004 e é considerado atualmente o modelo do eco turismo mineiro.